quarta-feira, 16 de março de 2011

Bolo de cenoura e chocolate com recheio e cobertura de brigadeiro



Este bolinho foi para comemorar o 3º aniversário do Guga, que calhou num dia de semana e por isso só convidamos os avós. A grande festa será no sábado.

O bolinho escolhido foi este, por ser um bolo bastante fofo e húmido.
O de cenoura foi feito na Bimby, mas fica aqui a receita tradicional para que as " não bimbólicas" também o possam experimentar.

Massa de cenoura:
  • Coza 3 cenouras e de seguida passe na varinha mágica. Junte 1,5dl de óleo, 3 ovos, 250gr de açucar e bata muito bem. Depois adicione 250gr de farinha e 1 colher de chá de fermento e bata novamente.Deitar a massa numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve a forno previamente aquecido a 180º cerca de 30 a 40 minutos ( fazer o teste do palito e ver se sai seco ).

Massa de chocolate:

  • Bater 5 ovos com 2 copos de açucar. Misturar 2 copos de farinha e 1 colher de sopa de fermento. De seguida, juntar 3/4 de 1 copo de óleo, 1 copo de água morna e chocolate em pó a gosto ( untei cerca de 5 colheres de sopa ). Deitar a massa numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve a forno previamente aquecido a 180º cerca de 30 a 40 minutos também.

Cobertura e recheio de brigadeiro:

  • Num tachinho colocar 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga e 4 a 5 colheres de sopa de chocolate em pó. Levar ao lume médio, mexendo sempre até ficar um creme consistente.

Depois dos bolos completamente frios, colocar o de cenoura por baixo e barrar com o creme de chocolate. Colocar o bolo de chocolate por cima e cobrir com o restante creme. Decorar a gosto. Eu usei pintarolas e confetis de cor.

Nota: a receita original é numa forma redonda, mas a rectangular rende mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário